CONTEÚDO SÓLIDO

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento "invisível".

A voz do povo e a voz de Deus

A voz do povo jamais será a voz de Deus. Todavia, isso não exclui a soberania divina, de forma alguma. É notório que nenhuma folha cai sem que Deus saiba, contudo não é por isso que é Deus quem lança as folhas ao chão. A bíblia diz que o príncipe deste mundo é satanás e que nada tem com Deus. O fato de Deus ser soberano não significa que Ele se sinta feliz por tudo que ocorre neste mundo. Com toda a certeza, quando o nome Dele é tomado em vão, quando a palavra Dele é desonrada, ou quando um cristão nega sua fé, Ele não se agrada.
Mas peraí, Ele não é Deus? Não seria mais fácil Ele fazer tudo conforme a vontade Dele. Aí é que está, por mais que haja soberania, o nosso Criador nos deu uma capacidade de raciocínio que nos permite fazer nossas escolhas. Seria o que muitos chamam de 'livre-arbítrio'. Entrementes, a salvação que é pela graça, não se limita a nossa mera vontade ou decisão, o fato de termos 'aceitado a Cristo' só nos foi possível porque Ele nos foi apresentado. O próprio arrependimento é fruto do agir do Espírito de Deus, porque é Ele quem nos convence do pecado, da justiça e do juízo(João 16:8). Se não fosse dessa forma, nunca haveria arrependimento.
Visto que a salvação é pela graça, as obras não tem mérito algum em relação a ela(Efésios 2:8,9). Acho que algumas palavras fugiram do vocabulário de alguns cristãos, como 'graça' e 'misericódia', por exemplo. A forma com a qual os crentes olham para os pecadores, a pompa, a altivez, me enoja(Gálatas 6:3). É como se estivessem jogando a graça divina na lata do lixo, ou até mesmo deixado o sangue de Cristo escorrer pelo ralo.
Acho que quando Davi disse que não havia um justo sequer(Salmos 53:3), ele nos incluia nesse pessoal. Não somos justos e nem ao menos sabemos o que é justiça. É por isso mesmo que a cruz tem grande valor para todos nós, foi lá que conquistamos a salvação, não merecida, dado que é pela graça. Considerando nossa condição de pecador, não há porque crucificar os criminosos, apedrejar as prostitutas, matar os filhos desobedientes, enfim, todos estamos no banco dos réus. Debaixo da mesma graça, aquela que independe de nossas obras.
Estou cansada do sensacionalismo da mídia, dos julgamentos impulsionados, das pessoas que atribuem vontade humana a vontade divina, estou cansada. Eu consigo imaginar cenas de filmes, pessoas ansiosas pra ver um suposto criminoso sendo enforcado, uma suposta bruxa sendo queimada ou um suposto pecador sendo crucificado. Enquanto isso, o perdido que era pra ser acolhido pela igreja, torna-se condenado por ela. Além de vítimas de si, vítimas do mundo, vítimas de satanás, ainda são vítimas da igreja. Um grito de vingança ecoa nos corações humanos, um grito de vingança, não de justiça. A justiça nenhum homem pode alcançar a não ser que se alcance por meio daquele que foi realmente justo: Cristo. Infelizmente por justiça eu não vejo clamor algum, só vejo silêncio. A Igreja migrou para o outro lado. Deixou a graça pela altivez, algo do tipo 'rico estou e enriquecido sou, e de nada tenho falta'(Apocalipse 3:17). Não sabe ela que aquele que não está debaixo da graça, se torna escravo da lei, e pela lei ninguém pode ser salvo(Gálatas 3:11).
Desde pequenos somos acostumados a ter a imagem de Deus como um velho barbudo segurando um cajado. Crescemos ouvindo que Deus iria nos castigar. Atemorizados esperando que Ele lançasse um raio sobre nós. Esquecendo-nos que Deus é amor(1 João 4:8).
Nessa hora, eu olho pra dentro de mim, Deus me conhece mais que eu mesma e sabe, aonde eu estaria se não fosse a graça divina. Aconselho-te que faça o mesmo, compre ouro refinado no fogo, ainda há tempo.

"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo(pela graça sois salvos)," Efésios 2: 4,5

4 SOLTEOVERBO:

"Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos."
Salmos 19:1

A voz do povo proclama a glória de Deus que é revelada através de sua palavra, a palavra é justa e já sentenciou o destino de quem faz a coisa X ou a Y e o homem, mesmo consciente disto persiste em fazer X e Y e não apenas fazer mas aprovar quem o faz. (Romanos 1:32)

Porém tudo é para a glória de Deus e em sua palavra Deus já nos revelou que Ele faz pessoas para que o nome dEle seja honrado e pessoas para desonrar o nome dEle. (Romanos 9:21-24)

É aí que nos perguntamos: Onde fica o livre-arbítrio sabendo que fomos predestinados desde antes da fundação do mundo? (Efésios 1:5)

 

Falarmos de livre-arbítrio nos faz ficar com a pulga atrás da orelha por vários motivos... Nossos pais nos educa e nos ensina o caminho que devemos andar e a bíblia nos diz que ainda que fiquemos velhos, não nos desviaremos deste caminho. (Provérbios 22:6)

Se isto é um fato, nós interferimos no livre-arbítrio das crianças ou, falando de outra forma, nossos filhos são sugestionados a livremente optarem por aquilo que planejamos.

Uma criança que cresce no meio do tráfico tem quase 100% de chances de crescer a margem da sociedade e uma criança que cresce na classe alta, educada com bons princípios, tem quase 100% de chances de não crescer a margem.

 

Nós somos livres para fazer escolhas mas nossas escolhas sempre serão sugestionadas pela criação que tivemos e pelo meio em que crescemos.

Mesmo que nossas escolhas sejam contrárias a nossa criação, nossa consciência nos acusa e nos impulsiona para o caminho que devemos seguir. Aí vem outra indagação: De onde vem a "voz da consciência"?

A voz da consciência é o juízo de Deus se cumprindo em nós, são os propósitos de Deus e cumprindo em nossas vidas pois Ele é o criador e nós a criatura mas a posição daqueles que Ele escolheu para serem vasos de honra vai além de criatura, pelos vasos de honra ele tem cuidado especial pois com amor Ele os criou e com amor ele nos conduz pelo caminho da verdade.

 

logo podemos dizer que a voz do povo proclama o Juízo de Deus, o Justo Juiz.

 

Postar um comentário