CONTEÚDO SÓLIDO

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento "invisível".

Só mais um dia.

.






E hoje é só mais um dia,
mas um dia caminhando descalço na avenida.
O sol continua a queimar minhas costas,
nem ao menos tomei banho hoje,
mas pra que ei de preocupar-me?
Ninguém me vê como gente.
Será que hoje consigo uma quentinha?
Nem sei se comer será possivel.

Ah! Foi neste mesmo dia que nasci,
mas que diferença faz?
Nunca recebi felicitações.
Na verdade, nem documento eu tenho,
nem registro, nem identidade
sou apenas mais um jogado nas ruas,
a pedir e mendigar.

Nunca ouvi aquela palavra que costumam dizer aos aniversariantes:
Parabéns!
Na verdade, sinto-me indigno de ser parabenizado.
Acho que se soubessem o significado deste dia me amaldiçoariam;
a mim não, porque não me cabe mais
mas ao dia em que nasci
ao dia em fui jogado as traças,
ao dia em que caminhei a procura de alimento
e fiz do lixo meu alimento,
fiz das ruas o meu lar
e da geada meu cobertor;
sempre vivendo a mendigar.

Passei frio, passei fome,
mas aqui estou.
Reclamar?
Nem tenho a quem reclamar.
Perdi meus pais foi muito cedo.
E aqui estou.
Quem sabe hoje eu vá me alimentar,
quem sabe, né?!
Sempre há algo lançado nos lixos dos bacanas,
comida quente eu nunca vi,
mas as que me restam me cabem no estômago.
Queria sentir o gosto de um pedaço de bolo
aqueles que vejo nas vitrines.
Realmente deve ser gostoso,
ainda mais que vejo as confeitarias sempre lotadas,
pessoas sorrindo,
casais alegres e de mãos dadas.

Sorrir? Hoje seria dia de sorrir.
Tento tirar de mim um sorriso,
mas como sorrir com tanta fome?
Como sorrir com tanto frio?
Como sorrir com tanta dor?
Como sorrir sem ter amor?




Cássia de Jesus Antunes

6 SOLTEOVERBO:

Ummm..poetaa em..
e por sinal mtoo boaa..
parabens..
Ta dimais os posts..

 

A autora expressa de forma clara e objetiva a realidade do mundo por meio de seus poemas.
O interessante dos seus textos é que sempre expõem de forma a reter a atenção do leitor, por mais chocante e revelador que possa ser os fatos apresentados.
Assim, quando o leitor chega ao final do texto, ele sente ter vivido as passagens alí descritas.
Concluindo, deixo meus sinceros parabéns a autora e espero poder ler outros com a mesma originalidade.

 

esse poema me lembrou um outro poema algo como bicho homem, que aprendemos no fundamental...
parabéns, o blog é muito interessante, e o poema é sensacional.

que Deus esteja com vcs.

 

Concordo com o terceiro comentário, os temas que o blog aborda é sempre de uma forma que amarra a atenção de quem lê.
parabéns, que Deus abençoe vocês e que a poeta continue sempre assim inspirada.

 

Ainnn, adoreei o blog de vcs duas bethiii, parabéeens.... apesar de eu saber que vc não escreve nada né bethi, kkkk, to brincando amiga...
fica com DEUS.

 

Postar um comentário