CONTEÚDO SÓLIDO

O estado sólido é um estado da matéria, cujas características são ter volume e forma definidos (isto é, a matéria resiste à deformação). Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos, ou "rígidos". Mas isto não evita que o sólido se deforme ou comprima. Na fase sólida da matéria, os átomos têm uma ordenação espacial fixa, mas uma vez que toda a matéria tem alguma energia cinética, até os átomos do sólido mais rígido movem-se ligeiramente, num movimento "invisível".

O CORPO

.







Gemidos de dor. Deitado naquele asfalto queimando suas costas negras e suadas. Sangrava. Havia tomado cinco tiros. A dor que sentia não se limitava aos tiros. A vida fora dura com ele. Escola? Poucas foram as vezes que andentrou aquele local. Desde que nasceu foi acostumado ao crime. O crime não precisou bater a sua porta, já estava dentro de seu lar. Drogas, sexo, armas: era tudo que via. Nunca ousou sonhar ser médico ou engenheiro. Nunca ao menos ousou sonhar em formar-se. Parou de estudar na terceira série. Pouco sabia ler e escrever. Mas muito pouco precisava saber. Sua saída era o crime e por mais se soubesse qual seria seu fim, não tinha escolhas. Quando pequeno, aos 10 anos, foi surpreendido pela mãe levando drogas, fazia o papel de 'aviãozinho'. Muito pouco podia fazer a mãe. Chorava sim, ela chorava, mas muito pouco podia fazer além de chorar. Aquele negro ali deitado no asfalto depois de ter tomado tiros é o mesmo que a sociedade julga 'bandido', aquele culpado pelo crime e a violência. Mas, eis aqueles que financiam o crime, que compram drogas, que sonegam impostos, que desviam verbas: sentados nos bancos das grandes universidades, das grandes escolas, ocupando os melhores empregos. A hipocrisia me dói a alma. E aquele corpo ali estirado fora antes a pior das vitimas. Vitima de um sistema falho, vulgo democrático. Vitima da miséria e da fome. Vitima da falta de oportunidade. Vitima da crueldade daqueles que tomados de imenso egoismo o julgaram e nada fizeram para mudar a situação, antes preocupados em encherem seus bolsos, suas maletas, suas cuecas. Por que fechar os olhos? Querem se sentir em paz, mesmo sabendo que muitos vivem em guerra por sua causa?
Cássia de Jesus Antunes

10 SOLTEOVERBO:

Realmente é um fato triste...
e sinceramente é um dos conteudos sólidos que está esfregado na nossa cara, e a nós não agimos.

fato.

parabéns, ta dez o blog.

 

A violência urbana é determinada por valores sociais, culturais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade. No entanto, ela incorpora modelos copiados dos países de maior influência na esfera internacional.

As populações de países subdesenvolvidos, por exemplo, aprendem e reproduzem, com pequenas modificações, procedimentos violentos originários de expressões artísticas que têm o desrespeito e a violência como tema principal ou instrumento de ação, (filmes, novelas, mini-séries etc.).

As manifestações mais extremadas da violência urbana ocorrem em sociedades nas quais há uma tradição cultural de violência e acentuada divisões étnicas, sociais e econômicas.

A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Em países como o Brasil, de instituições frágeis, profundas desigualdades econômicas e uma tradição cultural de violência, a realidade do cotidiano das grandes cidades é violenta. São freqüentes os comportamentos criminosos graves, como assassinatos, linchamentos, assaltos, tráfico de drogas, tiroteios entre quadrilhas rivais e corrupção, além do desrespeito sistemático às normas de conduta social estabelecidas pelos códigos legais ou pelo costume.

 

um comentário:

"Hoje não temos mais a opção entre violência e não-violência. É somente a escolha entre não-violência ou não-existência" Martin Luther King


que Deus as abençoe.

 

Realmente a sociedade não se preocupa mais em criar cidadãos... e sim em criar objetos.

Muitos julgam, mais não movem um dedo pra poder mudar a vida de muitos igual esse que se foi.
triste.

fiquem com DEUS.

 

Concordo com o Mateus.

Enfim, a violência é algo que está fazendo parte da nossa vida, e muitas vezes não lutamos pra fazer nada, a não ser colocar a culpa neste governo e aceitar...

O blog tá mil!!

Abraços a Todos!

 

Seus textos expressam sua bondade e sabedoria, embora ainda na flor da idade. Teu caminho está certo. Continue a caminhar desse jeito honesto que andas. Seja sempre agradável, como és, aos olhos de Deus. Forme-se nos caminhos da justiça. A sociedade precisa de você!
Adonias Prado Jr.

 

Olá, lindo blog, textos escritos com uma sensibilidade incrível.
Valeu pela sua visita.Obrigada.
Abs

 

Forte o Post, passei aqui para agradecer pelo comentário no meu Blog http://99reais.blogspot.com/

o seu Blog é muito bom, já está marcado aqui =)

 

RETRIBUINDO A VISITA AO MEU BLOG =d

 

e facil notar no texto um tom de protesto contra aqueles que contribuem com o trafico,assim matando mais pessoas do que uma arma,aquele jovem que usa constatemente um "baseado" sem pensar que pode matar pessoas com seu ato egoista de se sentir bem.

novamente,meus parabéns pelo texto !

 

Postar um comentário